terça-feira, 12 de julho de 2011

A HISTÓRIA DA ÁFRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Em um debate realizado na Universidade alguem questionou por que os negros nao se aceitam como tal. afirmava ainda essa pessoa que isso seria inclusive um ato de racismo, ela afirmar "eles sao os primeiros a terem preconceitos com o grupo social deles". A questão ai é macro. nao sed deve pensar que concepções micros explicam tal afirmação. entender todo o processo de construção social, que permeia o imagináio coletivo, nao é uma tarefa muito fácil.
todos sabemos que a Educação é um dos pilares da construção da identidade de um povo. nossa educação sempre foi elitista e dominadora, nesse contexto a História também corrobora essa acertiva. o ensino da história esteve durante séculos centrada em um eurocentrismo. sendo o velho continente o irradiador de cultura e civilização para o mundo. os povos da Africa e Ásia, foram relegados a selvagens que mereciam ser dominados. nosso ensino de história acabou reproduzindo esse modelo dominante, de sofrimento dos escravos, enfatizamos inclusive as dores provocadas pelos castigos fisicos: o Bacalhau (chicote de couro cru retorcido), mutilações e várias outras formas de se provocar dor no escravo para forçá-lo ao trabalho.
ensinando dessa forma é de se esperar que ninguem tenha orgulho de se apresentar como afro descendente. é preciso resgatar os heróis, os bons exemplo, ressaltar a importancia desse grupo social para a formação desse imenso pais. contribuição essa que está no nosso cotidiano. nas nossas relações sociais, e que hoje sao orgulho para todos nós

2 comentários:

  1. what an interesting webpage can i view this from unn.edu.ng

    ResponderExcluir
  2. what an interesting webpage can i view this from unn.edu.ng

    ResponderExcluir